Páginas

23/04/09

[Entrevista] oteixeira

Desta vez a pessoa que teve de aturar uma das minhas entediantes entrevistas foi o nosso boavisteiro de estimação: o oteixeira.


Na fed quase desde a sua fundação, o oteixeira sem ser um membro muito interventivo, manteve-se sempre fiel participando na maioria dos eventos da federação!


Portanto deixemo-nos de treta e vamos lá para a entrevista:



1 – Ah e tal desta vez vou começar esta entrevista por uma pergunta que nenhum entrevistador fez alguma vez!!! Afinal quem é o oteixeira e o que faz da vida?


R: O oteixeira é uma abreviatura do Orlando Manuel da Anunciação Teixeira que não é mais do que “um jovem” axadrezado de 36 anos, casado e com 2 filhos (que me põem o cabelo da cor do meu clube) e que na vida, e porque assim é obrigado, trabalha num Banco de Crédito ao Consumo como Gestor de Conta.

2 – Abraçaste a Fed Vítor Baía quase desde o seu início, entraste no dia 30-09-2006, ou seja à mais de dois anos e meio. Que balanço fazes de todo o trajecto que a nossa federação tem vindo a traçar?


R: Para ser sincero nos primeiros tempos andava pouco pelos fóruns (…até parece que agora ando muito…lol…mas sempre ando mais qualquer coisita…) e acompanhava por isso também pouco a Fed, só quando o Dragon_F me dava cabo da cabeça é que passava por lá, mas acho que nos últimos tempos tem tido variadíssimas actividades que nos fazem ser bem mais assíduos, não tanto quanto queríamos, até porque a mulher já faz tanto barulho que se estivéssemos mais tempo no hattrick, era divorcio na certa.

3 – Tendo em conta seres tu um boavisteiro dos sete costados, que te levou a juntar a este projecto? Ou seja, porque um adepto do eterno rival do clube do qual Vítor Baia é um símbolo acaba por admirar o grande 99?


R: Em 1º lugar convém referir que sempre vi o FCP como eterno rival como dizes e nunca como um inimigo a abater, nunca fui anti-portista. Em 2º lugar os projectos não são bons ou maus por serem deste ou daquele clube, mas por defenderem ideias ou convicções de forma clara, e foi assim que aderi a este projecto por influência do Dragon_F e do Palhaçadas mas também, e se calhar acima de tudo porque, perdoa-me a correcção, o Vítor Baia não é um símbolo do FCP é um símbolo de Portugal.

4 – Agora falando da carreira dos “agora ou nunca “ no HT, comecemos pelo início. Porquê este nome? Querias que o Jorge Gabriel apadrinhasse a equipa?


R: Lol, esse não que é Lagarto, se ainda fosse pela Marisa Cruz por influência do João Pinto nem sequer pensava duas vezes. Quanto ao nome já tem uns anos e começou por uma iniciativa do jornal Record (a LigaRecord), no qual eu fiquei duas semanas em 2º lugar (o 1º dos últimos, já que não ganhei nada) e no ano seguinte optei por este nome como uma espécie de declaração de raiva e como ganhei (finalmente) uma semana, passei a ser “ os agora ou nunca “.

5 – Sendo um projecto a que dedicaste já muito tempo, faz-nos um pequeno resumo da carreira da tua equipa ao longo destas épocas no HT. Quais as maiores alegrias? Quais as maiores tristezas?


R: Bem esta é uma pergunta difícil, porque já são uns anitos, tomei conta da equipa em 27/09/2005, e talvez a minha maior tristeza tenha sido mesmo na minha primeira época já que não consegui subir logo no 1º ano (e como vim cheio de força a pensar que percebia disto, foi uma desilusão enorme), depois verdade seja dita tenho tido bem mais alegrias do que tristezas, desde subir de 3 em 3 épocas (a última subida foi por engano), a ir passando mais umas eliminatórias na taça ou ir dando luta nos torneios de tradding. No entanto continuo a ter a mesma certeza com que fiquei no final do 1º ano, é que continuo a não perceber nada disto, Lol

6 – Estás actualmente em 1º da tua série na IV divisão, e em 34º no ranking das promoções directas, quando sobem as 32 primeiras equipas desse ranking. A subida à III será para atacar já esta época ou ainda irá esperar?


R: Esperei descer para 2º para responder a esta pergunta, só para te estragar o questionário, Lol.
Na verdade era uma jornada decisiva e como tal é agora mais simples dizer que não será ainda esta época, terei de esperar por outra oportunidade. Mas não porque não fosse um objectivo, tinha hipóteses e fiz tudo para o atingir, não consegui. Só me custa é que tenha sido contra um SLB (ainda que Sobral LB). Mas confesso que mesmo assim estou muito orgulhoso de mim, Lol.


7 – Falando da actualidade do HT, que comentário te merece o aumento do preço de sócio HT que hoje se verifica? Achas que vão tentar indexar o preço do sócio HT ao preço do petróleo?

R: Olha muito sinceramente para já não me afecta, antecipei-me a isso e paguei a minha quota de sócio HT antes do aumento (são muitos contactos), mas numa altura em que só se ouve a falar de deflação (que grande palavrão) e de crise podiam ter sido mais simpáticos, mas verdade seja dita para tornar este jogo cada vez melhor julgo que o preço que nós pagamos para ser sócios não está mau. E já agora como espero ganhar algum torneio de tradding (isto se o organizador não me estragar os planos), não me importa ao que eles possam indexar, alguém há-de pagar.

8 – Falando do teu Boavista F.C., diz-nos como é ser adepto desse grande clube? E uma curiosidade que tenho, como foi em 2003 digerir a eliminação contra o Celtic nos últimos minutos de jogo enquanto toda a gente festejava a passagem do FCP à final da Taça UEFA?


R: Agora é que vão ser elas tocaste-me na ferida, neste momento ser adepto do BFC é ser MISSIONÁRIO isto é, ter espírito de missão acompanhando a equipa para todo o lado, é ser CRENTE E TER FÉ isto é, acreditar que os milagres acontecem e que ainda não vai ser desta que vão conseguir acabar connosco, é ser SAUDOSISTA e ORGULHOSO isto é ter saudade da nossa história alguma ainda bem recente, mas também TER UM ORGULHO ENORME em ser BOAVISTEIRO.
Quanto à 2ª questão, foi uma frustração à distância já que nesse momento estava no casamento de um grande amigo meu e como não deu para beber para festejar deu para beber para esquecer. Mais a sério foi um momento único onde não se podia falhar, tínhamos feito o mais difícil na Escócia e no Bessa ficamos com aquela velha máxima dos portugueses “tivemos uma vitória moral e a culpa foi do árbitro, que não marcou o penálti sobre o Jocivalter mesmo a acabar o jogo”. Por outro lado reconfortou-me o facto de ter contribuído para o enriquecimento do currículo do FCP, já que tivéssemos ido á final a vitória seria nossa, Lol.

9 – Ainda acreditas que depois de toda esta confusão o Boavista se conseguirá levantar e voltar às grandes conquistas que algumas delas foram ainda à tão pouco tempo?


R: Bem amigo, tenho de continuar a acreditar, apesar de cada dia que passa o cenário ser mais negro (hoje por exemplo conseguimos a proeza de chegar ao último lugar da Liga Vitalis), mas da mesma maneira que o tribunal vos vai dando razão, eu confio que será feita Justiça ao meu clube, não por ser um favor mas por ser um direito que nos assiste. É esta fé que me move e ao qual junto o lema dos verdadeiros Panteras “Só os Fortes resistem...Só os Fracos desistem…”

10 – Gostarias de ter visto o Vítor Baía defender a baliza do Boavista? E a ultima pergunta: Ricardo ou Baía?


R: Finalmente, uma pergunta de resposta fácil, é claro que gostaria de ter visto o Baía a defender a baliza do meu clube, mais do que um prazer seria um orgulho. Mas vi-o defender com a mesma qualidade e entrega a baliza da selecção de todos nós.
Como GR não há dúvida Baía, para mim o melhor (ou dos melhores) do mundo que vi defender até hoje. Mas não me levem a mal o Ricardo foi um dos meus Campeões e como tal tem um espaço especial no meu coração axadrezado. Dele fiquei sempre com a imagem de um miúdo que num estádio em Guimarães um fiscal do clube lá da terra, não chamem aquilo cidade, (Lol, é a rivalidade que não se esquece), não o deixou entrar porque não se acreditava que com aquela cara e aquela voz fosse um dos GR do BFC, e o miúdo respondeu-lhe que olhasse bem para a cara dele que um dia ainda iria ouvir falar dele. E não é que o miúdo tinha razão.


P.S. – Muito obrigado _tweetye_ pelo convite para esta entrevista, e muito obrigado a todos pela forma como têm tratado um Pantera no reino do Dragão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Espectáculo !!!!







( DRAGON_F no Anonimato...)
;-)

LLLOOOOOLLLLLLL

Bola-Azul disse...

Grande oteixeira.

Parabéns.

Ultimas Noticias in Maisfutebol